O Projeto Espaço da Arte, desenvolvido pelaSecretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Dois Irmãos, por meio da Coordenadoria da Mulher, oferece oficinas de artesanato para promover potencialidades e convivência.
As atividades são coordenadas pela professora, Bernadete Maria Lippert Strasburger e ocorrem às quartas e sextas-feiras no Complexo Esportivo Municipal Norberto Emílio Rübenich, no Bairro Vila Rosa.
Desde fevereiro são duas turmas com até 12 pessoas que estão participando do projeto. Bernadete destaca que as atividades focam no artesanato e permitem que as participantes conheçam suas potencialidades e pode até ajudar nas despesas de casa. A professora acrescenta que o projeto também é sustentável, pois a maior parte dos materiais utilizados são recebidos de doações de empresas, do aproveitamento de outros produtos e de aquisições da Secretaria.
O período de Natal é uma época especial para estimular a criatividade das participantes. No último mês de novembro, as integrantes da turma das quartas-feiras, reuniram uma parte do artesanato produzido para o Natal.
Uma das participantes é Elisabete Rodrigues, que conta que já participa há anos das oficinas de artesanato e que inclusive já deu aula no projeto. Ela revela o segredo da assiduidade. “Aqui tem bastante amizade, não tem stress e não precisa de psicóloga”, conta animada, confirmando que indica o convite para as pessoas participarem, pois é “muito bom, é uma hora de diversão".
Tânia Alice Hergemoller acrescenta que no projeto ninguém faz competição, que a professora ensina e todas as participantes se ajudam.
No encontro, que reuniu boa parte da produção dedicada ao Natal, também estavam presentes as integrantes Lori Hermann Grutzmann e Lisete Terezinha Schmitt, que já comercializa seu trabalho, nas casinhas da Praça do Imigrante. Segundo a professora, elas são "nota dez e as mais assíduas".
O secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Eronildo Pereira, acompanhou o encontro e foi presenteado com uma belíssima cesta de decoração natalina. Ele destacou que o projeto é muito bom, principalmente pelo alto astral das participantes e da dedicação da professora.
Também presente, a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Claudete Fritzen, lembra que o Espaço da Arte tem origem no antigo programa de Geração e Renda e foi retomado em 2022, depois da pandemia. Claudete adianta que o planejamento é abrir novas inscrições no próximo ano, para seguir promovendo muito mais que artesanato, um espaço saudável de convivência e amizade, e de desenvolvimento de habilidades.