RADIO VISÃO 87.7 FM DOIS IRMÃOS - RIO GRANDE DO SUL
Educação de Dois Irmãos avança pelo segundo ano consecutivo e é destaque em índice estadual
NOTICIAS
Publicado em 30/11/2024

Neste mês de novembro, o Governo do Estado divulgou os dados do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS) 2023, e mais uma vez Dois Irmãos é destaque.

O Município alcançou a nota 70,83, bem acima da média estadual (63,44), com base no desempenho dos alunos nas provas do SAERS – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul.

No segundo ano da avaliação, realizada pelo Estado, Dois Irmãos apresentou avanço, saltando de 66,00 em 2022 para 70,83. O crescimento é superior ao avanço do Estado, que apresentou IMERS de 59,79 na primeira edição.

Entre os 14 municípios da Associação dos Municípios do Vale Germânico (AMVAG), Dois Irmãos ficou com o terceiro melhor índice, próximo a São José do Hortêncio e Presidente Lucena, os dois primeiros colocados respectivamente.

O prefeito, Jerri Meneghetti, destaca que o resultado positivo pelo segundo ano consecutivo, combinado com outros índices de educação divulgados neste ano, confirma Dois Irmãos como uma cidade educadora. “O avanço de Dois Irmãos nos índices divulgados pelo País e pelo Estado comprovam que estamos no caminho certo, investindo em uma educação de excelência, o que nos motiva ainda mais para seguir avançando”, disse o prefeito.

Para a secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, os índices são resultado do trabalho de toda rede municipal de educação. Ela reforça que a Secretaria busca parcerias para implementar instrumentos pedagógicos para desenvolver os componentes curriculares e a aprendizagem nas escolas. “Nosso foco é a aprendizagem das crianças e estudantes, por isso, investimos na formação permanente dos profissionais da educação, na qualificação dos espaços educativos e no envolvimento da comunidade em prol de uma educação de qualidade”, compartilha a secretária.

O IMERS é resultado da avaliação das habilidades em português e matemática dos alunos do 2º ano, do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e considera a taxa de aprovação dos estudantes. O índice reflete no rateio de uma parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destinada aos municípios.

Em maio deste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a taxa de alfabetização do Brasil, e Dois Irmãos apresentou a taxa de alfabetização de 98,63%, a 12ª posição no país, a 7ª no Rio Grande do Sul e a 1ª entre os 14 municípios do Vale Germânico.

No IDEB 2023, Dois Irmãos registrou em todos os níveis de ensino avaliados, IDEB acima do índice Estadual e do Brasil. Na região, nos anos finais, apresentou a segunda maior evolução e nos anos iniciais, o IDEB de Dois Irmãos foi o que mais cresceu, entre 2021 e 2023.

FONTE: PREFEITURA DE DOIS IRMÃOS

 

Comentários

Chat Online