No último mês de 2024, a Delegacia de Polícia de Dois Irmãos recebeu nove denúncias de violência doméstica contra a mulher. Oito casos ocorreram no município e um em Santa Maria do Herval.
Conforme dados compartilhados pelo órgão de segurança pública, dezembro foi o mês com o menor número de registros do ano passado na delegacia da cidade. No entanto, é importante lembrar a subnotificação de casos, aqueles que por alguma razão não são denunciados à polícia e tornam-se invisíveis nas estatísticas. “É comum ter uma variação em períodos de 30 dias, e os casos que não chegam a ser comunicados aos órgãos policiais são sabidamente elevados, por diversos fatores”, reforça o delegado Felipe Borba, titular da delegacia do município. Segundo ele, entre estes fatores estão o medo das vítimas de que o autor se torne ainda mais violento, dependência econômica perante o agressor, fragilidade psicológica atrelada às práticas violentas e, quando há filhos frutos do relacionamento, que eles sofram com a responsabilização do pai.
Conforme o delegado Borba, há um esforço constante para que esta subnotificação diminua. “Estamos fazendo o que nos cabe para que as ocorrências sobre este tipo de crime cheguem ao nosso conhecimento, estimulando as vítimas e tratando com máxima eficiência qualquer fato com tal natureza, a fim de que as mulheres ultrapassem as barreiras que desestimulam o registro”, completa.
As oito vítimas de Dois Irmãos denunciaram os agressores por ameaça (4), violência psicológica (2) e lesão corporal (2). Apenas uma mulher não solicitou medida protetiva de urgência. As vítimas têm entre 18 e 49 anos de idade e os agressores, entre 21 e 48 anos.
No caso de Santa Maria do Herval, uma mulher de 36 anos denunciou um homem de 43 anos por ameaça. Ela também solicitou medida protetiva.
79 casos no segundo semestre de 2024
Entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2024, a delegacia de Dois Irmãos recebeu 79 denúncias de violência doméstica. Destes casos, 67 ocorreram no município, quatro em Morro Reuter, dois em Santa Maria do Herval e outros seis em demais cidades do estado.
Das vítimas, 30 denunciaram os agressores por violência doméstica. Também ocorreram denúncias por ameaça (26), lesão corporal (10), perseguição (6), descumprimento de medida protetiva (4) e vias de fato (3). Segundo a polícia, 63 mulheres solicitaram medida protetiva de urgência. FONTE: JORNAL DOIS IRMÃOS