Tradicionalmente o mês de janeiro é recesso no Museu Histórico de Dois Irmãos, com a visitação suspensa. Neste ano, a pausa está servindo para a conclusão da transferência de todo o acervo para a Casa Konrath, que é outro prédio histórico no município, onde funcionará provisoriamente o museu.
No local provisório, conhecido como ‘Casa Rosa’, funcionava o Núcleo de Apoio às Escolas (NAE), vinculado à Secretaria Municipal de Educação. O Departamento de Cultura confirmou que neste mês o acervo será organizado no novo local e que a previsão de abertura para visitação é já no início de fevereiro. As obras de restauro do museu serão iniciadas tão logo esteja concluída a transferência do acervo. “A empresa contratada para o restauro está de prontidão, mobilizada para começar imediatamente após a mudança”, informou a chefe do Departamento de Cultura, Elisandra Bremm.
O restauro conta com o patrocínio de Killing SA Tintas e Adesivos, Calçados Pegada, Grupo GG10, Grupo Herval, Grupo Panvel, Kinei Calçados e Confecções e Grafdil Impressos, além de contrapartida do município. Juntas, as sete empresas somam R$ 1.350.000.00, sendo que a obra está orçada em R$ 1.938.795,00.
Outras empresas interessadas em conhecer e investir recursos no projeto de restauro do Museu Histórico de Dois Irmãos, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (51) 99750-3028. FONTE: JORNAL DOIS IRMÃOS