A Vigilância em Saúde de Dois Irmãos está divulgando orientações e cuidados a respeito dos sintomas da diarreia aguda, popularmente conhecida como virose. Nos primeiros dias de janeiro, foi identificado um aumento no número de pessoas procurando os serviços de saúde por conta do problema.
– Viroses são infecções causadas por vírus que geralmente se manifestam com sintomas como febre, dor de cabeça, mal-estar, dor abdominal, diarreia e vômitos. Embora sejam comuns, especialmente em períodos de temperaturas elevadas, é fundamental que a população fique atenta e procure atendimento médico para evitar complicações, principalmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Em caso de sintomas de virose, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima. É recomendado repouso e aumento na ingestão de líquidos para evitar a desidratação – informa a nota da Vigilância em Saúde.
Confira as principais recomendações:
– Aumentar a hidratação: beba bastante água, sucos naturais e chás.
– Consumir água de fontes seguras (potável) tratadas, que tenham processo de desinfecção por cloro ou outra tecnologia. Caso seja desconhecida a fonte, em emergências, recomenda-se fervê-la antes do consumo e antes do preparo de alimentos por, no mínimo, 5 minutos.
– Higienização das superfícies, equipamentos e utensílios utilizados no preparo e consumo de alimentos com água tratada e/ou fervida.
– Gelo para consumo ou conservação de alimentos deve ser oriundo de água potável e/ou fervida.
– Higienizar as mãos de forma adequada, lavando-as com água e sabão, principalmente após a utilização de banheiro, troca de fraldas, antes de preparar e manipular alimentos e antes das refeições.
– Afastar as pessoas doentes das atividades de manipulação de alimentos e reforçar a higiene pessoal mesmo após o desaparecimento dos sintomas.
– Realizar a limpeza da caixa d’água uma vez ao ano ou sempre que necessário. FONTE: JORNAL DOIS IRMÃOS