RADIO VISÃO 87.7 FM DOIS IRMÃOS - RIO GRANDE DO SUL
Secretário da Saúde de Dois Irmãos projeta ações para 2025
Publicado em 22/01/2025 06:18
NOTICIAS

Com 787 votos conquistados na eleição de outubro, Nilton José Tavares (PP) foi reeleito vereador de Dois Irmãos. Ele inclusive foi presidente do Poder Legislativo no último ano do mandato passado, após uma experiência como secretário da Saúde.

Agora, atendendo novamente ao convite do prefeito Jerri Meneghetti, Tavares retorna ao comando da pasta, dando lugar à suplente Adélia Vanice Volkweis (PP) na Câmara de Vereadores. Na entrevista a seguir, ele analisa a situação atual da saúde pública municipal e destaca algumas obras e ações previstas para o ano que está começando. Confira:

O que representa ter conquistado a reeleição para vereador?

Tavares – Uma grande honra, sem dúvida! Ainda mais com a qualidade dos cidadãos que também colocaram seu nome à disposição da comunidade no último pleito.

Por que decidiu aceitar novamente o convite para a Secretaria da Saúde?

Tavares – Olha, excelente essa pergunta. Aceitei esse honroso convite do nosso prefeito e vice, pois o que me trouxe à vida pública (cargo eletivo) foi o meu histórico de servidor público, como todos sabem. Sinto-me muito agraciado pelas experiências de gestão e capacitações que tive na minha instituição de origem, que foi a Brigada Militar ao longo de quase 30 anos. Acredito humildemente que esse conhecimento de uma vida, somado a outras vivências acadêmicas, me dão o suporte necessário para, junto de uma equipe técnica fantástica, como a dos nossos quadros efetivos e parceiros da comunidade, podermos juntos entregar um serviço de saúde pública à altura do que os nossos cidadãos merecem.

Como analisa a situação da saúde pública em Dois Irmãos?

Tavares – Eu tive a possibilidade na experiência passada, ao longo de um ano e sete meses à frente da nossa Secretaria da Saúde, de ter contato com vários gestores do Estado e fora dele, e nas trocas de informação receber retornos muito interessantes quanto ao que ofertamos aqui. Nosso município hoje praticamente dobra o valor obrigatório de investimento na área da saúde, ou seja, de um índice de 12%, chegamos a 23%, estamos falando hoje de um orçamento previsto para este ano de R$ 45,2 milhões.

Quais são os principais gargalos e o que está sendo feito para melhorar?

Tavares – Sem dúvida nenhuma o nosso grande gargalo é acessar mais rápido a média e alta complexidade, que cabe por lei ao Estado. Ainda sofremos com um passivo de cirurgias e exames pelo período pandêmico, e ainda agravado pelo evento climático de maio passado, que ajudou a desestruturar o acesso e a prestação dos serviços nos grandes centros como a Capital. Também importante colocar que o Tribunal de Contas do Estado informou na semana passada uma defasagem de investimento do Estado na saúde no ano de 2023 no valor de 1,3 bilhão. Neste sentido, fica mais fácil se entender o porquê de alguns gargalos insuperáveis, infelizmente. Hoje estamos pagando com recursos próprios 15 cirurgias/mês a mais do que o município já oferece, para ajudar na diminuição dessa fila, fazendo com que nossos pacientes do município acessem mais rápido o serviço.

Está prevista alguma obra na área da saúde em 2025?

Tavares – Para 2025 temos previsão de obras de manutenção e conservação nas Unidades Básicas de Saúde São João, Primavera, União, Bela Vista e Travessão, e no Hospital São José com melhorias na Emergência, adequação de sala para instalação do serviço de tomografia, bem como intervenções para liberação do novo bloco cirúrgico. Serviços esses já em processo de licitação ou com projetos em andamento. Temos previsão de implementação ainda no primeiro semestre dos gabinetes odontológicos junto às unidades de saúde dos bairros Navegantes e Vale Verde.

Pensa em futuramente concorrer a outro cargo, como prefeito ou vice?

Tavares – Neste momento, meu único foco é cumprir essa missão extremamente complexa e fundamental à qualidade de vida da nossa comunidade, que é o acesso a uma saúde pública de qualidade. Cumulativamente, tenho responsabilidades como vereador eleito. Penso que, mesmo não estando efetivamente na Câmara, tenho de honrar o voto de confiança que recebi das pessoas que me fizeram vereador eleito. E também, por outro lado, entendo que o Partido Progressista tem excelentes nomes em seus quadros que podem estar nessa representação. FONTE JORNAL DOIS IRMÃOS

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online