Nesta quinta-feira (23), o dólar o dia pregão cotado a R$ 5,94, após fechar o pregão com uma queda expressiva, dessa vez de 1,41%. É a primeira vez que a moeda fica abaixo dos R$ 6 este ano.
A falta de anúncios no início do governo Trump é vista como positiva para o Brasil, avaliam especialistas. Como o mercado esperava por medidas enérgicas logo nos primeiros dias de mandato — o que ainda não foi feito pelo presidente dos Estados Unidos — a reação aqui no país vem sendo de perda de força do dólar.
Os economistas avaliam que esta pode ser uma correção pontual da moeda, mas fato é que, a valorização acontece não apenas para o Real, mas também para moedas como os pesos mexicano e colombiano, por exemplo.
Depois de forte alta, Ibovespa volta a fechar em queda
A bolsa de valores brasileira fechou em baixa, nesta quarta-feira (22). Com perdas de 0,30%, o Ibovespa chegou aos 122,9 mil pontos.
Mais um pregão marcado pela calmaria, ainda no aguardo de medidas econômicas energéticas que devem ser tomadas pelo recém-empossado presidente norte-americano Trump.
No cenário doméstico, a expectativa é outra. Por aqui a apreensão sobre as contas públicas ainda é o assunto mais importante do mercado e os dados da arrecadação fiscal são esperados com ansiedade.
Mais uma queda do minério de ferro na China derrubou as ações da Vale, que encerrou o dia com perdas de 2,52%. A Petrobras perdeu 0,56%. BRF fechou positiva, com mais 1,33%, e Lojas Renner com avanço de 4,87%.
Os dados da bolsa de valores brasileira podem ser consultados no site da B3.