Na sexta-feira (24), a Brigada Militar de Dois Irmãos, com o apoio de policiais de Santa Maria do Herval, realizou uma operação com foco na fiscalização de condutores através do uso do etilômetro.
De acordo com o Sargento Henrique dos Passos de Moura, que coordenou a operação, o “principal objetivo foi conscientizar os motoristas sobre os perigos de dirigir sob influência de álcool” e “promover a ostensividade policial para inibir o consumo de álcool pelos condutores e garantir a segurança no trânsito”.
Durante a ação foram abordados 31 automóveis, cinco motocicletas e dois veículos de carga. Dos 38 condutores submetidos ao teste do etilômetro, três deles foram autuados por dirigir sob influência de álcool, com níveis registrados de 0,09 mg/L, 0,10 mg/L e 0,14 mg/L. Outros dois se recusaram a realizar o teste do etilômetro. Nos dois casos, a multa é de R$ 2.934,70 e suspenção do direito de dirigir por 12 meses. Todos tiveram que chamar condutores habilitados para retirar o veículo, os quais também foram submetidos ao teste do etilômetro.
Além destas infrações, dois condutores foram multados por transitar com faróis desligados e um por habilitação vencida há mais de 30 dias. Também foi confeccionada uma Comunicação de Ocorrência Policial pelo crime de entrega de veículo a pessoa não habilitada ou com a habilitação cassada.
Conforme o Sargento Passos, serão realizadas novas operações em dias aleatórios, sempre buscando a segurança da população. “Estas ações são indispensáveis para reduzir os riscos de acidentes e salvar vidas. Além disso, a conscientização dos condutores é uma das principais ferramentas para um trânsito mais seguro”, reforça.
Morador de Estância Velha, Ricardo Sílvio Koch realizou o teste do etilômetro, que deu zerado. Ele elogiou a ação da BM e destacou que se sente mais seguro no trânsito ao ver ações como essa ocorrendo. “É excelente. Estão atuando na prevenção e educação no trânsito”, reforça. FONTE JORNAL DOIS IRMÃOS