A participação no seminário é gratuita e as inscrições são online, por meio da plataforma Even3 Eventos, com credenciamento fácil e emissão de certificados, por meio do link https://www.even3.com.br/seminariomoinhocollet/
A iniciativa inédita vai trazer para Dois Irmãos 11 painelistas renomados na área da preservação do patrimônio histórico e cultural do município, com ênfase na formação de multiplicadores do conhecimento sobre o assunto.
ℹ️ Com o tema Conhecer para Preservar, o seminário é aberto para toda comunidade interessada, que pode participar gratuitamente, e foi apresentado para as equipes diretivas das escolas municipais, com um convite especial para todos os professores, principalmente os do 4º e 5º ano, de história, geografia e artes.
♂️ Com a curadoria do mestre em Arquitetura e Urbanismo, Jorge Luís Stocker Júnior, reconhecido pela atuação no campo do patrimônio cultural, tendo realizado estudos técnicos de documentação, identificação, projetos de restauro, pesquisa e educação patrimonial, o seminário terá cinco encontros, sempre às quintas-feiras, no Espaço Cultural Antiga Matriz.
️ A abertura, com o primeiro encontro, acontece no próximo dia 03 de abril, a partir das 17h30, horário de todos os encontros, com a duração de duas horas, previsto igualmente para as demais datas.
✅ Elisandra Bremm, chefe do Departamento de Cultura comemora o lançamento do seminário e faz o convite para todos participarem do evento. “O seminário é uma oportunidade única para todos conhecer mais nosso patrimônio e a importância da preservação, sem contar que nasce em um momento único que estamos vivendo com grandes ações para preservação da história e da cultura de Dois Irmãos”, revela Elisandra.
O seminário é uma ação complementar do projeto cultural de Restauração do Moinho Collet- 1ª Etapa, contemplado com R$ 1.848.000,00 no Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A Obra de Restauro do Moinho Collet – Etapa 1 – intervenções emergenciais tem planejamento cultural da Simples Assim, realização do Município de Dois Irmãos e Associação da Rota Colonial de Dois Irmãos e Financiamento do FAC/ Pró-Cultura RS – LIC da Secretaria da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.