Nesta segunda-feira (17/03), começa o prazo para declaração do Imposto de Renda 2025, ano-calendário 2024.
No momento da declaração você pode destinar parte do seu Imposto de Renda aos fundos municipais do idoso e dos direitos da criança e do adolescente de Dois Irmãos.
Anualmente, ao realizar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, o contribuinte verifica se o valor total do IRRF pago ao longo do ano foi suficiente para quitar o imposto devido.
Se o IRRF for menor que o imposto devido: o contribuinte deverá pagar a diferença.
Se o IRRF for maior que o imposto devido: o contribuinte terá direito à restituição do valor excedente.
Destine parte do seu Imposto de Renda direto para os dois fundos de Dois Irmãos (Idosos e dos direitos da criança e do adolescente)!
COMO FUNCIONA
Os contribuintes que utilizam o modelo completo da declaração do imposto de renda podem destinar 3% do imposto devido para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e outros 3% para o Fundo Municipal do Idoso, na hora do preenchimento e envio da declaração. Pessoas que têm imposto a restituir também podem participar.
Doações diretamente na declaração
No programa de declaração do imposto de renda procure a opção "Doações Diretamente na Declaração". Selecione o fundo, depois o Estado e o município de Dois Irmãos. O valor é calculado automaticamente pelo programa.
Ao enviar a declaração, será gerado um DARF, que deverá ser pago em uma agência bancária ou pela internet até o último dia de entrega da declaração, em 30 de maio.
Quem tem direito à restituição também pode fazer o repasse, também utilizando o modelo completo da declaração do imposto de renda. O valor doado não vai sair do montante restituído e vai incrementar o imposto a ser restituído.
Se preferir, confira mais detalhes do procedimento de doação de parte do imposto de renda no material da Receita Federal Eu Sou Cidadão Solidário, disponível nesta publicação.