Projetada para atender inicialmente a 640 alunos, a Escola Municipal Justino Vier está em construção na Av. do Arroio, nº 40, no bairro União, em Dois Irmãos.
De acordo com o autor do projeto, o arquiteto William Engeroff, da Secretaria de Planejamento e Sustentabilidade, serão 4.702m² de área construída. “Será a maior escola da rede municipal e o maior prédio da história do município”, destaca, ressaltando que a escola foi pensada durante mais de um ano e meio em conjunto com o setor pedagógico da Secretaria de Educação.
A obra foi iniciada em fevereiro de 2024 e, de acordo com a Secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, a construção do prédio deve ser finalizada em 2026, com previsão de início das aulas para 2027. “À medida que a obra estiver sendo finalizada, compete a nós (Secretaria de Educação – SMEDI) a aquisição de materiais e equipamentos para atender as crianças estudantes”, reforça, contando que o espaço de ensino atenderá alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Investimento de mais de R$ 12 milhões
Construída com recursos próprios, o investimento é de R$ 12 milhões e 238 mil, conforme o engenheiro Cleber Leandro Schneider. A escola terá três pavimentos, mais sótão e subsolo. Contará com 12 salas de aulas, sala de professores, com sala específica para planejamento de aulas; sala de computação, sala de artes, laboratório de ciências, biblioteca com mais de 200m², saguão de 350m², pensado também para a utilização dos alunos no inverno; refeitório com capacidade para 110 alunos sentados, cozinha industrial, com lavanderia, vestiário e área de serviço; banheiros, área administrativa e um auditório para 90 pessoas.
Segundo William, o objetivo foi criar um espaço acolhedor, com olhares atentos também à acessibilidade, sustentabilidade e tecnologia. “A intenção foi oferecer uma edificação que tivesse um caráter de acolhimento, aconchego, afeto. Uma grande casa, como a escola deve ser”, completa, adiantando que haverá elevador entre os pavimentos, rampas de acesso e piso tátil pela escola.
“Projeto vai marcar a história da educação no município”, diz secretária
Há 34 anos trabalhando na educação, a secretária Denise destaca a importância da nova escola para a comunidade. “Ela chega para atender à demanda de crianças e estudantes que vão ter a possibilidade de estudar em um espaço projetado para atender a todas as propostas pedagógicas que agregam no processo de ensino e aprendizagem. Estamos muito orgulhosos de poder fazer parte desse projeto, que vai marcar a história da educação no município”, destaca, reforçando como é, para ela, uma escola ideal: “É constituída das crianças e estudantes, profissionais e pela participação das famílias no contexto escolar. O trabalho precisa ser em comunidade”, finaliza.
Segundo Denise, a escola poderá chegar ao máximo de 820 alunos. Seguindo as regras de zoneamento, serão atendidos, preferencialmente, moradores dos bairros União e Centro.
Conforme o Secretário de Planejamento e Sustentabilidade, João Jordan da Silva, assim que finalizada a etapa de construção do prédio, será dado início à construção do ginásio de esportes. Enquanto ele não estiver concluído, diversas atividades esportivas poderão ser realizadas no saguão.
O que diz o prefeito
“Esta escola será a maior obra pública do município até aqui. Ela vai proporcionar um impacto positivo para toda a rede municipal de ensino, desafogando algumas escolas e facilitando o transporte escolar em outras. Uma obra necessária, esperada há anos pela nossa comunidade. Estamos felizes em ter a oportunidade de realizar mais essa grande entrega para os nossos munícipes”, Jerri Meneghetti, prefeito de Dois Irmãos. FONTE JORNAL DOIS IRMÃOS