A Vigilância em Saúde de Dois Irmãos identificou descartes irregulares nos últimos meses, entre eles um descarte de alimento líquido, seringas e pomadas.
– Recentemente, na lateral da Rua Estrada Campo Bom, em trecho do bairro São João, absurdamente foram descartadas 30 caixas de uma dieta enteral, que é uma forma de alimentação para pacientes que não conseguem se alimentar pela boca, à base de proteína de soja, que fornece nutrientes e calorias necessárias para a manutenção da vida. Cada caixa de 1 litro da alimentação é encontrada na internet a partir de R$ 23,00 sem frete, o que representa R$ 690,00 o valor do descarte encontrado. A Vigilância identificou que a alimentação foi disponibilizada pelo Estado, por meio de processo administrativo encaminhado pela Farmácia Municipal. As caixas do alimento estavam fora do prazo de validade, mas deveriam ter sido devolvidas na própria Farmácia do município antes do vencimento. Nos primeiros meses do ano, também foram recolhidas dezenas de embalagens de pomadas descartadas de forma irregular em terreno baldio, perto de uma via pública, no bairro Bela Vista, e seringas e agulhas usadas, encontradas no bairro São João, descartadas com o lixo orgânico – informou a nota divulgada pela prefeitura.
Segundo a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Amanda Hoppen, pacientes que fazem uso de medicação injetável, regular ou eventualmente, precisam descartar de forma correta, tanto as seringas, quanto as agulhas.
– As seringas e agulhas podem ser colocadas em garrafa de plástico (pet) e levadas até a Unidade de Saúde de referência do seu bairro, jamais devem ser descartadas para a coleta seletiva – orienta ela.
Orientações importantes
– Medicamentos vencidos devem ser descartados em suas próprias embalagens nas Unidades de Saúde e na Farmácia Municipal ou ainda nas farmácias comerciais.
– As embalagens de medicamentos devem ser descartadas em pontos de coleta específicos, conforme o tipo de embalagem e se teve contato com o medicamento.
– Caixas de papelão e bulas podem ser descartadas no lixo reciclável para a Coleta Seletiva.
– Blister (cartela de comprimidos em alumínio e PVC), potes de vidro, de plástico e bisnagas de gel e creme devem ser descartados nas Unidades Básicas de Saúde, Farmácia Municipal e nas farmácias privadas.
– Em caso de dúvidas, não descarte de qualquer maneira, entre em contato com a Vigilância em Saúde por ligação ou mensagem via WhatsApp (51) 3564-8871.
– Medicamentos dentro do prazo de validade, em desuso pelo paciente, podem ser entregues na Farmácia Municipal, que intermedia a destinação para pacientes que estejam necessitando do mesmo. FONTE JORNAL DOIS IRMÃOS