Escola Municipal de Dois Irmãos está entre as 200 melhores do Estado e entre as quatro do Vale Germânico no Alfabetiza Tchê.
Em cerimônia realizada no Teatro da Feevale, o diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Albano Hansen (Bairro Travessão), Nérison Carlos Hoffmann, recebeu a premiação do Alfabetiza Tchê, das mãos do Governador do Estado, Eduardo Leite, e da Secretária Estadual de Educação, Raquel Teixeira.
O prefeito Jerri Meneghetti, a secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, e o secretário da Fazenda, Afonso Bastian, acompanharam a cerimônia de premiação.
É a primeira edição do prêmio, que reconheceu as 200 melhores escolas públicas nos 497 municípios gaúchos. Concebido por meio do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PARC), batizado de Alfabetiza Tchê, o programa busca garantir que todos os estudantes das redes estadual e municipal estejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
O prefeito Jerri cumprimentou o diretor da Albano, parabenizando todos os profissionais da escola e os estudantes pelo reconhecimento. “Estamos muito felizes com o reconhecimento que a Albano Hansen conquistou e, temos certeza que, o prêmio é um estímulo para seguirmos avançando cada vez na entrega de uma educação pública de excelência”, destacou Jerri.
Radiante com o reconhecimento, a secretária de Educação também parabenizou o diretor e toda a família Albano e aproveitou para lembrar que, no mesmo levantamento das 200 escolas premiadas, o Estado listou 200 escolas com as menores pontuações e que serão apoiadas para melhorar o processo de alfabetização, e que nenhuma escola de Dois Irmãos está nesta lista. “Todas as nossas escolas municipais participaram da avaliação que resultou na premiação e estamos orgulhosos pelo reconhecimento da Albano e também com o trabalho nas demais escolas do município”, enfatizou Denise.
Nérison também não escondeu a alegria com a premiação. O diretor da Albano disse que o prêmio é um reconhecimento do trabalho que está sendo realizado na escola, com o envolvimento de toda comunidade escolar. “Receber esse prêmio é motivo de muito orgulho e serve como forma de incentivo para seguirmos trabalhando diariamente pela aprendizagem dos nossos estudantes”, comemora Nérison.
Para as escolas premiadas, será repassado o valor de R$ 2 mil por aluno do 2º ano do Ensino Fundamental e a expectativa é que a Albano receba R$ 58 mil, considerando os 29 estudantes que participaram da avaliação.
A premiação entregue considera o desempenho dos estudantes do 2º ano na prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) 2023, com o cálculo do Índice de Qualidade de Alfabetização (IQAe), com base nas provas de Língua Portuguesa.
Entre os 14 municípios do Vale Germânico, quatro tiveram escolas premiadas no Alfabetiza Tchê, sendo todas municipais. O IQAe da Albano Hansen alcançou 84,83 pontos, ficando na segunda posição em toda a região.