Maria de Lurdes Dapper, 69 anos, costureira aposentada, não perdeu tempo e assim que ficou sabendo do início da vacinação contra o vírus da influenza, compareceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro para realizar sua vacina e se proteger da gripe.
“Quando eu escutei da vacinação, eu vim fazer a vacina, porque eu acho muito importante a pessoa se vacinar, porque depois que fiz a vacina, não tive mais gripe, fiquei bem, eu acho que é muito importante todo mundo vir se vacinar”.
Com a chegada das baixas temperaturas, a Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância da vacinação, lembrando que é neste período que as doenças respiratórias, como a gripe, começam a aumentar.
Neste início de vacinação, o imunizante é destinado para os grupos prioritários, que incluem crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, indígenas, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores dos Correios, entre outros.
A influenza é uma doença respiratória que pode levar a complicações graves, especialmente em pessoas dos grupos de risco. A imunização é fundamental para reduzir a circulação do vírus e evitar casos mais severos da doença.
Para mais informações sobre os horários de funcionamento das Salas de Vacinas e comprovações, entre em contato com a sua UBS de referência.