Nesta quinta-feira, 10 de abril, a partir das 17h30, acontece o segundo encontro do 1º Seminário de Educação Patrimonial de Dois Irmãos: Conhecer para Preservar.
Ele será especial, pois reúne dois painelistas que irão abordar especificamente dois cases de Dois Irmãos na área da preservação do patrimônio histórico local.
O primeiro painel é com Angelo Reinheimer que vai falar sobre as políticas municipais de patrimônio cultural em Dois Irmãos, que levaram o município a receber o destaque nacional no Programa Gestão Pública e Cidadania da Fundação Getúlio Vargas em 2004. Na época, o programa “Lei Municipal de Tombamento de Dois Irmãos” foi premiado e inserido na publicação “20 Experiências de Gestão Pública e Cidadania – Ciclo de premiação 2004”.
Na sequência, será a vez da professora de história, Tânia Becker, trazer a importância do Museu Histórico Municipal. Tânia foi coordenadora do Museu Histórico de Dois Irmãos e chefe do Departamento de Cultura do município e liderou vários projetos importantes pela preservação do patrimônio local.
Os dois receberam o Troféu Baumschneis, no ano passado (2024), na oitava edição do prêmio que reconhece o trabalho e o legado de cidadãos que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do município de Dois Irmãos.
Quem não se inscreveu para participar do seminário pode comparecer mesmo assim e conhecer mais sobre a importância do patrimônio histórico.
O 1º Seminário de Educação Patrimonial de Dois Irmãos é uma ação complementar do projeto cultural de Restauração do Moinho Collet- 1ª Etapa - Intervenções Emergenciais, que tem realização da Associação Rota Colonial de Dois Irmãos e Prefeitura de Dois Irmãos, conta com recursos do PRÓ-CULTURA RS, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) - Secretaria da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.