O fortalecimento de laços com entidades alemãs é um dos desdobramentos do Bicentenário da Imigração Alemã, celebrado no ano passado (2024), que segue gerando oportunidades para o Rio Grande do Sul.
Nesta terça-feira (08/04), Dois Irmãos esteve representado em duas iniciativas que fortalecem as relações entre Rio Grande do Sul e os Povos de Língua Alemã.
O prefeito Jerri Meneghetti e o Chefe de Gabinete e Secretário de Desenvolvimento Econômico, João Luiz Weber, acompanharam as duas agendas. “Dois Irmãos se projetou durante as celebrações do Bicentenário e estamos atentos as iniciativas que buscam manter a aproximação e o legado das relações com a Alemanha”, destacou Jerri.
Pela manhã, na PUCRS, aconteceu o Seminário Duale Ausbildung e a Nova Economia, – Conceitos, casos e oportunidades e as relações Rio Grande do Sul-Alemanha, realizado pela Escola de Humanidades da PUCRS, com apoio do Centro de Estudos Europeus e Alemães - CDEA, da Câmara Brasil Alemanha no Rio Grande do Sul (AHK RS) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
O evento contou com a presença do cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn, de representante de entidades educacionais, empresariais que apresentaram três painéis sobre a formação dual, que combina ensino teórico em sala de aula com experiência prática em empresas ou instituições relacionadas à área de estudo. O subsecretário da Justiça do Rio Grande do Sul, Rafael Gessinger foi um dos mediadores dos painéis.
À tarde, os dois acompanharam a instalação da Frente Parlamentar para o Fortalecimento das Relações entre Rio Grande do Sul e os Povos de Língua Alemã, na Assembleia Legislativa gaúcha.
A iniciativa é do deputado estadual Elton Weber tendo como demais proponentes os deputados Joel Wilhelm (PP) e Airton Artus (PDT), a contou com a presença do Cônsul Geral da Alemanha Marc Bogdahn, com depoimentos da ministra de Assuntos Econômicos da Renânia-Palatinado, Daniela Schmitt e de oito autoridades alemãs sobre a importância da constituição do colegiado.
A intenção é criar um ambiente favorável para cooperação técnica em inúmeras áreas a partir das relações institucionais ocorridas durante as comemorações da Imigração Alemã no Estado no ano passado.