O 2º encontro do 1º Seminário de Educação Patrimonial de Dois Irmãos foi especial. Dedicado a preservação do patrimônio histórico local, o evento teve como painelistas dois grandes nomes ligados diretamente com o assunto em Dois Irmãos.
O primeiro painel trouxe para o palco do Espaço Cultural Antiga Matriz, o atual Secretário de Cultura de Novo Hamburgo, Angelo Reinheimer, que compartilhou várias histórias dos dois períodos em que trabalhou na Prefeitura de Dois Irmãos (1989 a 1996). Além das iniciativas construídas no período pela Prefeitura, Angelo destacou a criação de uma associação para apoiar o município na preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade e a criação e aprovação de uma lei municipal de tombamento, que já nasceu com 21 imóveis tombados.
Angelo destacou ainda que Dois Irmãos não apenas fez a Lei do tombamento, mas deu o exemplo adquirindo prédios históricos como a Igreja Matriz, o Museu Histórico e mais recentemente, o Moinho Collet. “Não é como dizer assim, vocês vão tombar o que é patrimônio alheio e não estão fazendo nada pelo patrimônio. Isso aqui em Dois Irmãos foi justamente o contrário, o oposto.”, disse.
Na sequência, foi a vez da professora de história, Tânia Becker, trazer a importância do Museu Histórico Municipal. Tânia foi coordenadora do Museu Histórico de Dois Irmãos e chefe do Departamento de Cultura do município e liderou vários projetos importantes pela preservação do patrimônio local. Durante sua fala Tânia, trouxe diversos relatos sobre o museu e a importância do restauro que está sendo realizado atualmente, o que vai garantir ainda mais conforto e acesso a todos os visitantes.
O encontro encerrou com a exibição do documentário "Amigos da Antiga Matriz", lançado recentemente pela Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI), para comemorar os 30 anos de dedicação à memória e cultura local.
Sempre no finalzinho da tarde, das 17h30 às 19h30, no Espaço Cultural Antiga Matriz, nesta quinta-feira, véspera do feriado de Sexta-Feira Santa, o seminário não será realizado, voltando no próximo dia 24 de abril e nos dias 8 e 15 de maio. Quem não se inscreveu, também pode participar.
O 1º Seminário de Educação Patrimonial de Dois Irmãos: Conhecer para Preservar é uma ação complementar do projeto cultural de Restauração do Moinho Collet- 1ª Etapa - Intervenções Emergenciais, que tem realização da Associação Rota Colonial de Dois Irmãos e Prefeitura de Dois Irmãos, conta com recursos do PRÓ-CULTURA RS, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) - Secretaria da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.