RADIO VISÃO 87.7 FM DOIS IRMÃOS - RIO GRANDE DO SUL
Projeto Piano para Todos deve atender a 110 alunos até setembro
DESTAQUES DAS ULTIMAS 24 HORAS
Publicado em 25/04/2025 03:13
NOTICIAS

A lista de benefícios para crianças e adultos em tocar algum instrumento musical é enorme: desenvolvimento cognitivo, coordenação motora, expressão emocional, disciplina, socialização e até mesmo controle do estresse e elevação da autoestima. Quando se fala de piano, os benefícios podem ser ainda maiores, uma vez que ele se destaca por sua versatilidade, acessibilidade e a maneira como facilita a compreensão da música, especialmente para iniciantes.

É com este intuito que a professora Ana Maria Menchik Bocchese, 58 anos, criou o projeto Piano para Todos, a fim de desmistificar o pensamento de que tocar piano é algo inacessível e inalcançável para quem não tem intimidade com o instrumento, seja quem almeja ser profissional da música ou mesmo entusiasta.

Ana Maria é o exemplo vivo desta experiência, pois sua trajetória musical começou ainda na infância, influenciada pela pianista Sônia Prado, que tocava em sua escola e na igreja. “Ela me inspirava muito, principalmente quando acompanhava o Hino Nacional no piano”, relembra. “Comecei a aprender piano com 14 anos e com 16 ensinava meus vizinhos para poder pagar meus estudos na área da música.” Ana Maria, então, se formou em música pela Faculdade de Música Palestrina, em Porto Alegre.

Sobre o projeto

Realizadas em bairros, associações em igrejas, as oficinas acontecem uma vez por semana, geralmente em segundas-feiras e às vezes em sábados, nos seguintes horários: 9h às 10h, 10h às 11h, 15h às 16h e 16h às 17h.

Com turmas pequenas de até cinco alunos por sessão, o projeto foi custeado através da Lei Aldir Blanc. Também conta com um livro didático (desde 2024), financiado pela Lei Paulo Gustavo, contendo repertórios de músicas que vão do nível iniciante ao intermediário. É gratuito para todos, mas a inscrição, realizada uma vez por mês, limita em até 5 pessoas por grupo. “Priorizamos a imitação sonora e a exploração criativa. Não é um método, mas sim um livro de repertório para que as pessoas descubram o piano de forma natural”, explica.

A professora reconhece que a maior dificuldade, tanto para alunos quanto para ela mesma, é manter a disciplina de estudo. “Na correria do dia a dia, separar tempo para praticar é um desafio”, diz. No entanto, ela acredita que, com dedicação, qualquer pessoa pode aprender. “Não existem limites de idade. Tenho alunos de 6 a 70 anos, e todos evoluem no seu próprio ritmo”, acrescenta.

O Piano para Todos deve atender a 110 pessoas até o final do projeto, em setembro. “Atualmente, ministro aulas para 25 alunos em Dois Irmãos, e estarei atendendo mais 20 pessoas mensalmente nas oficinas. A música é para todos”, reforça.

Para conhecer mais sobre o trabalho da professora Ana Maria e sobre o projeto, acesse o Instagram: @pianoearte e @livropianoparatodos. FONTE JORNAL DOIS IRMÃOS

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online