A Secretaria de Turismo e Cultura de Dois Irmãos divulgou a programação da 23ª Semana Nacional de Museus, que será realizada na próxima semana, de 13 a 18 de maio.
Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação", a edição deste ano vai celebrar o Kerb de São Miguel, o Michelskerb, como patrimônio imaterial, com uma exposição de fotos, que contam as principais atividades realizadas pela comunidade, durante os dias de Kerb.
A exposição será de terça a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, e no sábado e domingo (17 e 18 de maio), das 13h às 17h.
Na sexta-feira, 16 de maio, será realizada a 2ª edição da Noite no Museu. Lançada no ano passado, o encontro noturno no Museu Histórico Municipal foi um sucesso, com lotação máxima em todas as sessões e, principalmente, com muita interação dos participantes.
Para participar, basta realizar o agendamento pelo telefone/WhatsApp (51) 9 9750-3477 (com o Museu Histórico de Dois Irmãos).
No ano anterior, faltaram vagas, por isso, é muito importante fazer a inscrição rapidamente, para garantir a participação na 2ª Noite no Museu.
A programação da 2ª Noite no Museu inclui apresentações culturais, com intervenções da Herta, Teatro de Sombras, com Thaís Backes e a trilha sonora será ao som de violino.
Ao todos estão previstas seis sessões de visitas guiadas, para grupos com no máximo 10 pessoas cada, e duração de 30 minutos cada. A primeira começa às 19h e a última às 21h30.
A 23ª Semana Nacional de Museus será realizada na Casa Konrath, construída em 1922, também conhecida como “Casa Rosa”, que desde fevereiro abriga, temporariamente, o acervo e exposições do Museu Histórico de Dois Irmãos.
A chefe do Departamento de Cultura, Elisandra Bremm, destacou que a edição deste ano será ainda mais especial, em razão do momento extraordinário que a preservação do patrimônio histórico de Dois Irmãos vive. “As obras de restauro do Museu Histórico estão em pleno andamento e as primeiras intervenções físicas emergenciais do projeto de restauro do Moinho Collet já irão começar”, relaciona a dirigente cultural.
Ela reforçou o convite para a comunidade e escolas visitarem a exposição e participarem do encontro noturno na Casa Rosa. “A comunidade com certeza vai se reconhecer na exposição de fotos do nosso Michelskerb e vai se divertir e se encantar na Noite no Museu, participem, viva Dois Irmãos”, convida Elisandra.