O aumento dos golpes virtuais e crimes de estelionato contra pessoas idosas foi o tema central de uma palestra realizada nesta semana pelo delegado Felipe Borba, titular da Delegacia de Polícia de Dois Irmãos. A atividade integrou a programação da 11ª edição do projeto “Idoso Digital”, promovido pelo Colégio Imaculada Conceição em parceria com a Prefeitura de Dois Irmãos.
Durante o encontro, o delegado, acompanhado pelo inspetor Victor Almeida, conversou com os participantes sobre os principais riscos a que estão expostos nas redes sociais e em aplicativos de celular. Borba fez questão de destacar o crescimento expressivo dos casos de estelionato digital, especialmente os que têm como alvo pessoas com pouca familiaridade com a tecnologia.
Segundo Borba, os golpes estão cada vez mais sofisticados e atingem principalmente os idosos. Infelizmente, em alguns casos, as vítimas chegam a perder grande parte de seu patrimônio.
Além de explicar as principais formas de atuação dos golpistas, Borba também ressaltou os desafios enfrentados pela polícia para investigar e localizar os autores desses crimes, muitos deles operando de fora da região ou até mesmo de outros estados.
O projeto “Idoso Digital” tem como objetivo principal capacitar os idosos para o uso seguro das redes sociais e dispositivos móveis, oferecendo orientações práticas sobre tecnologia e segurança digital.
O delegado elogiou o empenho dos alunos e reforçou que outras entidades ou grupos interessados também podem solicitar palestras com a equipe da Polícia Civil. FONTE JORNAL O DIARIO