Após mais de uma década de silêncio, os sons da banda marcial voltarão a ecoar pelos corredores da escola estadual Affonso Wolf (Vale Verde). A iniciativa de reativar o grupo musical está sendo liderada pela professora Teresinha Marice Venzo, com o apoio de estudantes de música do Instituto Ivoti, através do programa de estágio PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).
A ideia de reerguer a banda não é nova. Segundo Teresinha, o desejo de trazer de volta esse símbolo cultural da escola vinha sendo alimentado há anos. “A escola já teve uma banda, e vendo todos os instrumentos guardados, sempre sonhamos em reavivá-la”, comenta. “Com a chegada dos estudantes de música pelo PIBID, enxergamos a oportunidade ideal para isso”, acrescenta.
Embora não exista um registro exato, estima-se que a banda tenha sido desativada por volta de 2010 ou 2011. Mas, agora, com a estrutura disponível e o entusiasmo dos envolvidos, os ensaios já têm data para começar. “A partir da próxima segunda-feira (7), sempre das 17h30 às 18h30”, informa Teresinha. O primeiro encontro será voltado para a seleção dos alunos interessados.
Os instrumentos, segundo a professora, estão sendo reformados para uso. “A escola já possui instrumentos e estamos trabalhando na manutenção deles. Também há planos para adquirir novos no futuro”, explica.
Valores da música
A formação musical dos alunos ficará a cargo dos estagiários do Instituto Ivoti, sob supervisão da professora Teresinha. Alguns dos estudantes envolvidos no projeto são Lara Taís Lüdke (21 anos), Vítor Inácio Hanauer (23), Wesley Peres Machado (25) e Henrique Ludvig Fazenda (26), todos bolsistas do PIBID.
Teresinha lembra com carinho da antiga banda, que era “grande e bem ensaiada”, sob regência do maestro Luchéu Igor da Silva. O grupo participou de diversos concursos pelo Estado e acumula inúmeros troféus conquistados ao longo dos anos.
Com o retorno da banda, a professora sintetiza que a escola não apenas resgata parte de sua história, mas também proporciona aos alunos uma nova oportunidade de expressão artística, disciplina e trabalho em equipe. “Estes são valores que a música, especialmente a prática em grupo, ensina de forma única”, finaliza ela. FONTE JORNAL DOIS IRMÃOS