O Espaço Cultural Antiga Matriz – ECAM, de Dois Irmãos, terá programação especial neste sábado (16) e domingo (17), em homenagem ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto. A proposta reunirá literatura, música e artes visuais para valorizar as memórias, espaços e expressões que formam o patrimônio cultural gaúcho e regional.
No sábado, às 16h, acontece o sarau “Patrimônio e Literatura – Entre esquinas e palavras: vozes, lugares e memórias”. A atividade propõe um mergulho poético e sensível por meio de leituras dramatizadas de textos ficcionais ambientados na cidade de Dois Irmãos, com fundo musical ao piano. Logo após, a programação apresenta debates e reflexões sobre memória e identidade com o público.
O sarau será apresentado por Jose da Silva Nunes, professora, pesquisadora, neuropsicopedagoga e autora, doutoranda em Educação pela Unisinos, com a participação do Grupo dos Arteiros – grupo de escrita criativa da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos. Também participam o professor doutor José Edimar de Souza, da Universidade de Caxias do Sul; o ator, professor e psicanalista Angelo Sérgio, que conduzirá as leituras dramatizadas; e o pianista convidado Alexandre Frozi, professor da Escola de Música Caxias Ensemble.
Música e artes plásticas
No domingo, às 17h, o público poderá conferir a abertura da exposição “Patrimônio em Aquarelas”, de Rodrigo Ross Duarte. Arquiteto, urbanista, músico e compositor, Rodrigo é mestre em Teoria e História Crítica da Arquitetura pela UFRGS e atua com projetos de preservação urbana no Vale dos Sinos, além de ter colaborado com o IPHAN/UNESCO.
A exposição traz uma série de obras que retratam edificações históricas e paisagens urbanas do Rio Grande do Sul, utilizando técnicas de nanquim e aquarela sobre papéis de alta gramatura. Os trabalhos exploram a perspectiva e os traços da arquitetura com olhar artístico e afetuoso, como uma ode ao patrimônio cultural do Estado.
O encerramento será às 18h, com o show Cancioneiro Gaúcho, de Jacson Jaques e Trio Paisanos. O espetáculo apresenta releituras de clássicos da música regional com arranjos próprios, imprimindo uma linguagem contemporânea e mais próxima da música de câmara.
O repertório inclui canções como “Semeadura”, “Guri”, “Céu, sol, sul, terra e cor”, “Tertúlia” e “Milonga abaixo de mau tempo”. O trio é formado por Jacson Jaques (vocais e violão), Luiz Dallastra (acordeon e voz), Matheus Krummenauer (violão de sete cordas) e João Bauken (bateria).
Programação gratuita
As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. A Temporada Cultural 2025 é uma realização da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI), com financiamento da prefeitura por meio do Departamento e do Conselho Municipal de Cultura. FONTE JORNAL DOIS IRMÃOS