Na manhã de quinta-feira, 14, um grupo de 4 cavaleiros de Dois Irmãos, acompanhados de outros 10 cavaleiros de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, sairão para buscar a Chama Crioula.
O grupo de Dois Irmãos é composto por:
– Cesar Barbosa (o Amarelo),
– Ademir Kaeffer,
– Gilmar Bervian e
– Sidnei Pannenbecker.
O local de reunião para a largada em Dois Irmãos é na Cabanha do Ernani, que fica no Vale Direito. Os 14 cavaleiros, seguidos por um caminhão de apoio que leva cozinha, trens de cama, ração para os animais e tudo mais que for preciso para a viagem, cavalgarão até Caxias do Sul.
Irão por estradas vicinais, evitando pegar asfalto, e cavalgarão em média 6 horas por dia. Cavalgam uma hora, param por 10 ou 15 minutos, e seguem andando.
Este ano, segundo Cesar, dormirão apenas nas sociedades, CTG e ACTGs, que já foram previamente mapeadas e onde sempre estão outros gaúchos que os recepcionam com alimento, música e alegria nativista. Nas paradas, os animais vão para o descanso e recebem então uma ração especial, que é a forma de o gaúcho agradecer a parceria com seu companheiro de cavalgada.
Chegando em Caxias, os dois-irmonenses vão participar de um grande desfile, acompanhados de mais de mil cavaleiros que igualmente se dirigem dos mais diversos municípios do Estado até Caxias do Sul.
A seguir, eles receberão a centelha da Chama Crioula. É a mesma Chama Crioula que, 76 anos atrás, foi recolhida da Pira da Pátria, em Porto Alegre, por iniciativa dos jovens cavaleiros que, liderados por Paixão Corte, deram início à Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul e que todos nós, gaúchos, com tanta alegria e honra seguimos comemorando, na homenagem aos Farroupilhas de 1835, como:
– Bento Gonçalves da Silva
– Antônio de Souza Neto
– David Canabarro
– Giuseppe Garibaldi
– Domingos José de Almeida
– Onofre Pires
– Lucas de Oliveira
- Vicente da Fontoura
- Corte Real
– Teixeira Nunes
– Domingos Crescêncio de Carvalho
– José Mariano de Mattos
E tantos outros bravos, que orgulham a memória dos gaúchos.
Essa centelha da Chama Crioula que receberão em Caxias do Sul, Cesar Barbosa, Ademir Kaeffer, Gilmar Bervian e Sidnei Pannenbecker a levarão no lombo do cavalo até Santa Maria do Herval. E lá a chama ficará até o próximo dia 6 de Setembro.
Nesse dia 6, então, pela primeira vez a cidade de Santa Maria do Herval fará a redistribuição da Chama Crioula para os 12 municípios da 30ª região.
Nesse dia, novamente o Grupo de Dois Irmãos, desta vez com maior número de cavaleiros, a buscará em Santa Maria do Herval e a trará para Dois Irmãos, onde a Chama Crioula dará início à nossa sempre tão esperada e merecidamente aplaudida Semana Farroupilha. FONTE JORNAL DOIS IRMÃOS