No final da tarde de segunda-feira (1º) ocorreu na prefeitura de Dois Irmãos a reunião com entidades que participarão da Consulta Popular 2025/2026.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Dois Irmãos, João Luiz Weber, acredita que a mobilização será intensa e superará os 2% necessários de votos do eleitorado local para se beneficiar dos recursos da CP.
Como se define a Consulta Popular?
João Luiz – É um processo que tem mais de 20 anos. O modelo era diferente. Houve época em que a Segurança Pública e a área da Saúde disputavam esses recursos. Mas, em algum momento o governo do Estado tirou essas áreas fora da Consulta Popular, porque já é atribuição dele atender essas áreas específicas e que demandam grande volume de recursos. Com elas fora da Consulta Popular, o que acontece hoje nessa consulta, que abrange os 27 Coredes, os Conselhos Regionais de Desenvolvimento, é a divisão de um recurso bem menor para projetos e áreas específicas.
Quais são essas áreas em Dois Irmãos?
João Luiz – Temos nesta Consulta Popular de 2025 o bem-estar animal, a castração, o esporte e a inovação e tecnologia. São recursos não tão expressivos, mas que atendem setores que não eram contemplados em anos passados quando havia muito mais recurso disponibilizado pelo governo do Estado.
Como benefício dessa Consulta Popular, o que Dois Irmãos já recebeu?
João Luiz – Temos várias conquistas. Conseguimos o prédio da Feira Livre, porque naquele ano a Agricultura Familiar estava entre os que se habilitaram para receber recursos. Também conseguimos 720 mil reais para melhorias em Turismo, e com isso fizemos a Casa do Turista que está na Praça do Imigrante, fizemos o corrimão da escadaria no Parque Romeo Benício Wolf e colocamos 260 placas de energia fotovoltaica no prédio da prefeitura, economizando energia e melhorando a iluminação na Praça do Imigrante.
Na atual Consulta Popular, qual é a previsão caso a cidade seja contemplada?
João Luiz – É bom sempre alertar que, para sermos contemplados, precisaremos ter 2% ou mais dos eleitores votando na CP. E a previsão é de que, conseguindo isso, teremos aproximadamente 200 mil reais para a cidade.
Considerando que não é um voto “obrigatório”, como se faz o movimento de incentivo para se ter 2% do eleitorado votando na CP?
João Luiz – É necessário fazer uma mobilização, utilizando os meios disponíveis. Hoje temos os meios eletrônicos, que facilitam. E muitos se engajam para motivar as pessoas, como sindicato rural, associações como a dos animais, o esporte, a educação e a imprensa, que levam essas informações e incentivam a participação popular mesmo o voto não sendo obrigatório. Creio que vamos atingir e superar bem esses 2% de votantes.
“Acreditamos que as áreas que escolhemos estarão todas no calendário da Consulta Popular”, diz Adrione Britto
De 6 a 10 de outubro os dois-imonenses serão convidados a votar na Consulta Popular. A Assembleia Municipal desta segunda-feira foi coordenada pelo chefe de Gabinete, Eronildo Pereira, e por Adrione Britto, da área de captação de recursos da prefeitura.
Qual a finalidade da reunião desta segunda?
Adrione – Fizemos a Assembleia Municipal, que é um dos elementos da Consulta Popular. Anualmente o Estado coloca recursos para que a comunidade possa discutir a inclusão de quais propostas levará para debate na Consulta Popular. Com base nessas propostas, Dois Irmãos pode se habilitar para receber recursos da Consulta Popular.
Como funciona a sistemática de escolha de propostas
Adrione – Pegamos um Calendário de Propostas que o Vale do Sinos inseriu na plataforma permanente da Consulta Popular que o governo tem e, dela, nós discutimos com as pessoas que vieram a esta Assembleia Municipal quais as áreas que Dois Irmãos entende que devem estar na cédula de votação.
Antigamente se votava em cédula-papel. Como é agora
Adrione – Essa cédula é uma cédula digital, porque toda a votação será digital, online. A votação tem sido online nos últimos 3 ou 4 anos.
Quando entrar no endereço virtual para votar, o que o eleitor de Dois Irmãos encontrará lá?
Adrione – A comunidade será convidada a escolher uma proposta que estará lá nessa cédula. Nós, aqui de Dois Irmãos, através desta Assembleia Municipal defenderemos 4 áreas bem específicas, que são: o Turismo, a Inovação, o Bem-estar animal (com ações de castração de cães e gatos) e a Revitalização de Praças. E cabe destacar que essas áreas foram todas elas escolhidas por unanimidade entre os participantes da Assembleia Municipal que realizamos nesta segunda-feira
Como se chegou até a decisão de escolher essas 4 áreas?
Adrione – Existe um debate quase permanente sobre o que defender e buscar na Consulta Popular. Nossa cidade entendeu que, pela condição da CP, que atualmente não permite investimento em Saúde e Segurança, essas 4 áreas por nós escolhidas darão uma amplitude para o cidadão poder escolher.
A Assembleia desta segunda-feira foi um dos passos para a realização da CP. Quais serão os outros?
Adrione – A próxima etapa da CP será no dia 11 setembro. Dois delegados aqui de Dois Irmãos, escolhidos nessa nossa Assembleia, vão estar na Feevale, em Novo Hamburgo, que é a Sede do Consinos, e lá defenderão perante o grande grupo essas 4 áreas aqui escolhidas para a Consulta Popular.
Pela experiência que você tem, essas nossas 4 áreas têm boa chance de integrar o Calendário da Consulta popular?
Adrione – Temos a impressão de que essas áreas vão todas elas para a cédula, porque são áreas amplas e que têm um apelo na nossa região. Se olharmos ao redor, veremos que muitos municípios aqui do Vale do Sinos defendem o controle populacional dos animais de rua, investem em áreas de turismo, investem em equipamentos públicos de lazer e prática esportiva e todos têm dialogado com a inovação. É difícil que alguma outra área entre.
Como precisa ser a mobilização em Dois Irmãos para que a cidade possa se beneficiar da Consulta Popular?
Adrione – A votação será no próximo mês de outubro, e ocorrerá do dia 6 até o dia 10. Para que estejamos habilitados a receber os recursos, precisamos que pelo menos 2% dos eleitores de Dois Irmãos votem. Em vista disso, vamos começar a divulgação e os pedidos para que as pessoas participem. De agora em diante, o cidadão estará lendo e ouvindo solicitação para que participe. Teremos convites do Estado, da Prefeitura, da Imprensa, das escolas, das associações e diversas entidades para que o eleitor vote nessas áreas por nós escolhidas.
Qual é o valor destinado pelo governo do Estado aqui para o Vale do Sinos na CP?
Adrione – Para este ano o valor é de 2 milhões e 400 mil reais, valor que será dividido entre os 14 municípios que integram o Conselho Regional de Desenvolvimento aqui do Vale do Rio dos Sinos.
“Os dois delegados escolhidos na Assembleia representarão Dois Irmãos”, diz Eronildo Pereira
Eronildo Pereira é chefe de Gabinete e coordenador da Consulta Popular 2025 em Dois Irmãos. Veja o que ele diz sobre o processo:
O senhor está coordenando essa Assembleia Municipal do Consinos em Dois Irmãos. Qual a finalidade?
Eronildo – Está conosco o tesoureiro do Consinos, Carlos Anschau, que veio representar o Consinos, e aqui da Assembleia Municipal saíram as 4 demandas de Dois irmãos que irão para a Assembleia Ampliada, que ocorrerá na Feevale, que é a Sede do Consinos. Levaremos para lá as necessidades principais de Dois irmãos, que são escolhidas na Assembleia.
Já existem algumas demandas que vocês sabem que são prioritárias ou tudo é escolhido na Assembleia?
Eronildo – O debate é permanente e mais ou menos se sabe o que será escolhido. Por exemplo, a área de castração de animais tem grande impacto na reunião, pois ano a ano vem sendo debatido. A inovação e tecnologia está cada vez com mais força. O meio ambiente também tem impacto. São várias áreas, mas obviamente algumas se destacam.
Também são escolhidos na Assembleia Municipal os delegados, aqueles que representarão Dois Irmãos nas próximas reuniões?
Eronildo – Sim. A escolha é feita na Assembleia Municipal e, dali para frente, nas próximas reuniões serão eles que irão representar a cidade perante a Consulta Popular. Quem escolhe eles são os presentes na assembleia municipal.
Qual é o dia da votação?
Eronildo – Este ano os dias de votação serão entre 6 e 10 de outubro. Será uma semana para se votar. A votação será virtual, online, e a pessoa precisa apenas apresentar seu título de eleitor. Precisamos chegar a um mínimo de 2% dos eleitores votando para que Dois irmãos possa participar do rateio da verba, que este ano está prevista em 2 milhões e 400 mil reais divididos entre os 14 municípios que integram o nosso Corede e que atinjam esses 2% de eleitores em suas votações municipais da Consulta Popular. FONTE JORNAL DOIS IRMÃOS