Uma das instituições com mais credibilidade e de atuação no município é sem dúvida a FADI – Fundação Assistencial de Dois Irmãos. A Fundação atua há mais de 40 anos, é composta por um Conselho Curador e uma Diretoria ativa nas atividades desenvolvidas pela Instituição.
A FADI é participativa e atuante nas comunidades onde está inserida. Em seu cotidiano, utiliza o diálogo constante com as famílias, que são convidadas a participar de reuniões e palestras promovidas pela Instituição. Momentos voltados a temas de convivência familiar e escolar. Isso torna as Unidades Educativas em um espaço de relevância na comunidade como um local de cidadania e integração comunitária.
Cassia Schmitz diretora administrativa da FADI Créd. Bruno Wingert
EDUCAÇÃO
Atualmente a Fundação Assistencial possui um Centro Administrativo, doze unidades de educação infantil, atendendo cerca de 1200 crianças na Educação Infantil – modalidades Creche e Pré-escola, na faixa de zero aos quatro anos de idade profissionais que são capacitados e participam de Encontros e formações nas mais diversas áreas.
A Educação Infantil é compreendida, como primeira etapa da Educação Básica e objetiva o desenvolvimento integral da criança, entendida como sujeito social, onde a rotina é pensada a partir das relações que a criança estabelece, de suas necessidades e dinâmicas da própria infância.
As Unidades Educativas contam com atendimento pedagógico, nutricional, psicológico e social. As crianças participam de aulas de música, ballet, educação física e culinária. Todas as atividades são voltadas com o olhar lúdico e pedagógico.
Aulas de ballet realizadas na FADI Créd. Divulgação
TRABALHO DA FADI
Este trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de 40 anos é coordenado por Cassia Schmitz, diretora administrativa, com o apoio do Presidente José Ricardo Wirth e da Vice-Presidente Maria Angélica Kunzler Mallmann que representam a administração geral da FADI.
A diretora Cassia, conta um pouco sobre a rotina de trabalho da FADI. “Hoje contamos com 12 unidades, sendo duas em Morro Reuter. Trabalhamos com os alunos o cotidiano, transformando a rotina deles em olhares pedagógicos. Um olhar indicado para criança, pois mais que seja em um espaço coletivo, olhamos cada detalhe e cada criança”.
A pedagoga Michele, conta um pouco dos processo e aprendizados que são ensinados aos alunos. “De 0 a 3 é a vida continuidade, mas sempre intercalando o cuidar e educar. Demos uma importância para uma troca de fralda, por exemplo. Na faixa etária de 3 anos, trabalhamos com projetos, que são por interesse da turma. Criar e desenvolver projetos educacionais voltados ao interesse manifestado da criança, através de experiências e vivências, buscando ampliar o seu repertório de conhecimentos e aprendizagens, tornando-as protagonistas de sua construção”.
Alunos da FADI durante atividades realizadas na escola Créd. Divulgação
Olhar administrativo
Há 9 anos na direção da FADI, Cássia relata algumas mudanças que a empresa passou ao longo dos anos. “Mudou muita coisa nesses anos, precisamos sempre respeitar os tempos e as novidades que surgem, tudo sempre com embasamento teórico. A FADI cresceu ao longo desse tempo, temos hoje 400 funcionários que ajudam essa empresa a funcionar. Temos todo um olhar administrativo hoje muito diferente”.
“Aqui temos um olhar de proporcionar o desenvolvimento infantil, integrando o cuidar e o educar, estabelecendo uma visão ampla do desenvolvimento da criança com base em condições que respeitem a diversidade, a realidade e as peculiaridades de cada faixa etária. Também temos um bom senso e uma parceria com as empresas e administração municipal”, completa Cassia. FONTE JORNAL O DIARIO