O curta-metragem O Vale do Diabo será exibido pela primeira vez na sexta-feira, 3 de outubro, às 19h30min, no Espaço Cultural Antiga Matriz, em Dois Irmãos. A sessão tem entrada gratuita e será seguida de um bate-papo com o público, com classificação indicativa de 14 anos.
O docudrama apresenta relatos sobre o lendário “Menino Diabo”, utilizando locações históricas como casas do século XIX e um dos carvalhos quase bicentenários plantados por Mathias Mombach, considerado o primeiro morador de Morro Reuter. A conexão entre Mathias e essa história é apresentada de forma irreverente no programa fictício “Domingão do Fabão”, conduzido por Fabão Genisvaldo Araucária, que nesta edição entrevista a historiadora Neusa von Kracker sobre os fatos pitorescos do século XIX no Vale do Sinos.
Com produção de Eduardo Abreu, o curta reúne no elenco Oscar Simch, Ida Celina Weber Silveira, Juliano Rocha Rangel, Cris Schenkel, Paulo Roberto Farias, Anastácia Bourscheid, Camyle Müller e grande elenco.
A realização é da Prefeitura Municipal de Dois Irmãos, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução.
Conta com apoio de Backup Locadora, Museu Histórico de Dois Irmãos, Curto Arte Cia. de Teatro e Bier Stube Restaurante.
Serviço
Estreia do curta-metragem “O Vale do Diabo” /25 min / 14 anos
Data: 3 de outubro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 19h30min
Local: Espaço Cultural Antiga Matriz – Av. São Miguel, 473, Centro – Dois Irmãos
Entrada franca, seguida de bate-papo com o público