O Cineclube Dois Morros promove sessão dupla neste sábado (4), a partir das 18h30, na Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo Arandt (Av. 25 de Julho).
– Usando como pontos de partida o curta de docudrama “O Vale do Diabo” e o mocumentário “This is Spinal Tap, veremos como estes gêneros divergem na forma narrativa e em sua relação com a realidade. Um clássico de comédia, “This is Spinal Tap” é com frequência considerado um dos melhores filmes de 1984, sendo descrito pelo crítico Roger Ebert como um dos mais engraçados já feitos. O filme, que acompanha o dia a dia, os excessos e conflitos de uma banda de heavy metal fictícia, é também creditado por popularizar o gênero do mocumentário – informam os organizadores.
Um mocumentário é uma obra ficcional apresentada a partir das características de um documentário, com a função de entreter, divertir ou iludir o espectador. A palavra se originou na década de 1960, formada pela união dos termos ingleses “mock” (falso) e “documentar” (documentário).
Vale lembrar que O Vale do Diabo terá sessão de estreia nesta sexta-feira (3), às 19h30, no Espaço Cultural Antiga Matriz (Av. São Miguel). Nos dois dias a entrada é franca. As exibições do cineclube são acompanhadas de debate sobre os filmes e seu contexto.
SAIBA MAIS
This Is Spinal Tap (1984, dir. Rob Reiner)
1h22min / Classificação indicativa: + 14 anos
Sinopse: A banda de rock Spinal Tap faz uma turnê acompanhada de Marty, um fã que está filmando um documentário sobre ela. Durante a viagem, Marty descobre o outro lado da fama. Tem
Vale do Diabo (2025, dir. Eduardo Abreu)
25 min / Classificação indicativa: + 14 anos
Sinopse: No programa desta semana: Vale do Rio dos Sinos, RS, séc. XIX. Um nome infame se espalha pelas colônias alemãs, precedido de terror e sucedido de tragédia... Quem foi o Menino Diabo? Saiba dos fatos no Domingão do Fabão! FONTE JORNAL DOIS IRMÃOS