Nesta segunda-feira, 6, na Sociedade Ginástica Porto Alegre, ocorreu o evento que comemora a reunificação oficial das “duas Alemanhas”, a Ocidental (capitalista) e a Oriental (socialista). Aproximadamente 150 pessoas estiveram no evento. De Dois Irmãos, se fizeram presentes o prefeito Jerri Meneghetti, o vice-prefeito Juarez Stein e o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Luiz Weber.
A Alemanha como Estado foi unificada pela primeira vez em 18 de janeiro de 1871, na França, quando ocorreu a proclamação de Guilherme I (da Prússia) como Imperador. Surge ali o que se conhece por “Alemanha”.
Após a Segunda Guerra Mundial, porém, e como “pena” pela derrota do nazismo de Adolf Hitler, a Alemanha foi dividida em quatro zonas de ocupação pelos países Aliados, ou seja: EUA, Reino Unido, França e União Soviética.
Esses 4 grupos, em 1949 se tornaram os (capitalistas) República Federal da Alemanha (conhecido RFA, Ocidental) e (o socialista) a República Democrática da Alemanha (conhecido por RDA, Oriental). Essa divisão duraria até 1989.
A reunificação da Alemanha após a queda do Muro, teve e tem grande importância histórica, não apenas para o povo alemão.
Esse evento teve repercussões não só na Alemanha. Da noite para o dia, os alemães “do lado de lá do muro” puderam voltar a transitar em todo o território alemão e europeu. A queda desse símbolo de bloqueio ocorrido após a Segunda Guerra, teve repercussões profundas na economia e sociedade em geral, dentro e fora da Alemanha.
Na época da queda do muro, o chanceler da Alemanha era Helmut Kohl. Já o presidente da União Soviética era Mikhail Gorbachev, cujo cargo oficial, que ele ocupava desde 1985, era o de Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética.
História do Muro
O muro dividia a Alemanha Ocidental da Alemanha Oriental. O “Muro de Berlim” começou a ser construído na madrugada de 13 de agosto de 1961. Ele foi erguido por acordo entre Ocidente e Oriente, e se tornaria um dos símbolos da divisão entre os blocos capitalista e socialista durante a Guerra Fria.
Do lado Ocidental, nessa época, 1961, o primeiro-ministro alemão era Konrad Adenauer e o presidente da República Federal da Alemanha, RFA, era Heinrich Lübke. Já do lado Oriental, a mão que governava o Poder Soviético era a de Nikita Khrushchev.
O Muro de Berlin caiu, de fato, na noite de 9 de novembro de 1989. A partir dali os alemães de ambos os lados podiam passar livremente de lá para cá e de cá para lá, sem as barreiras policiais. Porém a reunificação oficial da Alemanha, comandada por Helmut Kohl, levaria mais tempo, e só ocorreria “oficialmente” (e não sem trauma) em 3 de outubro de 1990. (Por Alan Caldas – Editor) FONTE JORNAL DOIS IRMÃOS