RADIO VISÃO 87.7 FM DOIS IRMÃOS - RIO GRANDE DO SUL
A professora que transformou a educação de Dois Irmãos
DESTAQUES DAS ULTIMAS 24 HORAS
Publicado em 16/10/2025 03:32
NOTICIAS

Neste 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor, data que celebra a importância de quem dedica a vida ao ensino e à formação de gerações. Mais do que transmitir conhecimento, os professores inspiram, acolhem e transformam vidas. Em cada sala de aula, em cada gesto e palavra, está a base de uma sociedade mais justa, humana e consciente.

Um grande exemplo de professora é com certeza, Hilaria Arnold Kreuz já sabia o que queria ser: professora. Gostava de brincar de dar aulas, e essa vocação moldou toda a sua trajetória profissional. O sonho de menina se tornou missão de vida.

Formada no Magistério entre 1963 e 1966, Hilaria iniciou sua carreira no ensino infantil e passou por diversas experiências em sala de aula até chegar ao cargo de Secretária Municipal de Educação de Dois Irmãos, função que exerceu entre 1989 e 2009 — a mais longa gestão da história da pasta.

Entre os legados deixados durante sua atuação estão a criação do Hino de Dois Irmãos, a implementação da Feira do Livro, a informatização das escolas, a ampliação das séries escolares, a criação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Plano Municipal de Educação, entre outras. Também foi durante sua gestão que o Conselho Municipal de Educação foi reestruturado, passando a ter maior autonomia para decidir sobre o futuro da educação local.

Hilaria também presidiu o Conselho de Secretários de Educação (Consed) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), representando Dois Irmãos em importantes discussões sobre políticas públicas educacionais.

Uma jornada de dedicação

Até a quinta série, Hilária estudou no Colégio Imaculada Conceição. Depois, cursou o ginásio e o Magistério no Colégio São José, em São Leopoldo. A distância e as dificuldades de transporte não a impediram de seguir em frente. “Eu via colegas com muito mais condições que não valorizavam os estudos. Eu sabia que estava tendo uma grande oportunidade”, lembra.

Em 1966, recém-formada, voltou ao Imaculada Conceição, agora como professora. “Era a realização da minha vida, do meu sonho, poder ter a oportunidade de lecionar no Colégio foi muito gratificante”, conta ela. Em 1975, passou a atuar integralmente no Colégio Imaculada Conceição, onde ficou até 1988.

Paralelamente, cursou Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santa Cruz do Sul (FISCS), com especialização em orientação educacional. “Foi um período de luta, mas de muita realização e dedicação”, recorda.

O chamado da educação pública

Em 1988, o então prefeito João Arnildo Mallmann a convidou para assumir a Secretaria de Educação. “Fiquei assustada, mas entendi que era um chamado de Deus”, diz. A partir dali, Hilária iniciou uma gestão marcada por inovação, sensibilidade e resultados.

Ela relata, que enquanto esteve como secretária de educação teve que enfrentar vários desafios, mas sempre o fez com muita coragem e sempre pensando em evoluir, e agradece sempre à equipe que trabalhou com ela que foram fundamentais. “Não faço nada sozinha, sempre tive pessoas muito boas ao meu lado. Agradeço em especial, também aos prefeitos João Arnildo Mallmann, Renato Dexheimer e Juarez Stein”.

Na época ela relembra, que a secretaria da cultura e o desporto faziam parte da educação. “Lembro o início da olimpíada escolar junto com o Girardi, também o desfile cívico na rua que implementamos e segue até hoje. Tudo isso é motivo de muito orgulho e me emociono  quando vejo que segue até hoje”.

Um legado de inspiração

A história de Hilária é também a história de tantas mulheres que ajudaram a construir Dois Irmãos com coragem e dedicação. Professora, gestora e visionária, ela representa o espírito de quem acredita que a educação é o caminho mais seguro para transformar o mundo. “Educar sempre foi mais do que uma profissão. Foi minha missão de vida. E a todos os professores que sempre me tentem fazer o seu melhor e ajudem a ensinar a todos os alunos”. Hilária termina afirmando, “o dia dos professores é todos os dias”, resume Hilária — um exemplo que inspira gerações neste Dia do Professor. FONTE JORNAL O DIARIO

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online